Oi pessoal! Vamos mostrar como costurar uma camisa social masculina vamos ver como costurar a pala embutida e fechar o transpasse do abotoamento.
Bora começar? Eu estou usando o tamanho 2 do nosso molde para camisas. Aquele que imprimimos no último vídeo. Se quiser adquirir o seu é só clicar no link aqui embaixo na descrição.
Início
Para começar eu vou precisar cortar uma vez as costas e duas vezes a pala. Se o seu tecido for liso como meu use um alfinete para marcar qual é o lado avesso do tecido e não se confundir depois.
Precisamos unir o direito das costas no direito de uma das palas. Para isso alfinete bem certinho e passe uma costura com 1 centímetro de margem. E é assim que vai ficar.
Etapa 2
Agora vamos unir o direito da outra pala com o avesso das costas, ou seja, costurar a pala no lado contrário ao que acabamos de costurar.
O detalhe é que vamos precisar passar a costura exatamente em cima da que acabamos de fazer. Por isso na hora que for alfinetar, alfinete pelo lado que já tem a costura. Agora é só passar uma costura bem em cima da que fizemos antes.
Teremos então as duas palas costuradas.
Etapa 3
Agora precisamos passar bem para abrir essas costuras e assentar tudo bem
direitinho. Comece vincando uma das palas e depois a outra. Depois de tudo passadinho posicione as costas com o lado direito para cima e separe a pala da frente da pala de trás.
Precisamos fazer um pesponto na pala da frente que pegue também na margem de
costura, mas sem pegar a pala de trás. É só ir ajeitando com cuidado e verificando se a costura está pegando também na margem.
Etapa 3
E é assim que vai ficar. Observe que o lado avesso da camisa não tem pesponto. Ele fica só do lado de fora e aparece também na margem de costura. A próxima parte é unir a frente com as costas pelos ombros.
Deixe a parte das costas com direito para cima e posicione o direito das partes da frente sobre o direito da parte das costas, unindo ombro com ombro. Mas, nessa primeira parte vamos unir apenas a pala da frente pelos ombros deixando a pala de trás sem costurar.
Alfinete direitinho e passe uma costura com 1 centímetro de margem. Tenha certeza de costurar apenas a pala da frente. A pala de trás precisa ficar solta. Até aqui a peça fica assim: os ombros costurados apenas na pala da frente, e a pala de trás solta.
Agora precisamos enrolar toda a camisa da barra em direção à pala. Quando esse rolinho chegar na pala é só trazer a pala de trás para a frente, formando como se fosse um sanduíche.
Daí é só alfinetar ela com os ombros pelo lado que já tem a costura, porque
novamente precisamos passar uma costura bem em cima da costura que já fizemos
anteriormente nos ombros.
Resultado
Olhando assim parece que vai dar tudo errado não é mesmo? O tecido está todo enrolado por dentro.
Mas para resolver isso é só ir puxando com cuidado por um dos lados do sanduíche até colocar tudo para fora. E agora você pode ver que os ombros ficaram totalmente embutidos.
Como você já deve imaginar o próximo passo é passar! Não dá pra pular essa etapa, o uso do ferro na costura é tão importante quanto o da própria máquina!
É ele que faz toda a diferença nos acabamentos! Aproveitando que já estamos na tábua de passar, vamos vincar as dobras do transpasse. Na hora do corte você não pode esquecer dos piques.
Com o avessou para cima, eu vou dobrar a margem no olho, mas se você não tem experiência é só ir medindo de 3 em 3 centímetros com a fita métrica e ir vincando com o ferro.
Depois de vincar a primeira dobra é só fazer a segunda na mesma medida, dos dois lados na camisa. Para finalizar é só passar uma costura para aprender essas obras no lugar.
Até aqui temos o transpasse do botão preparado e as costas e ombros completamente embutidos.
Para dar um detalhe a mais vou fazer um pesponto dos dois lados dos ombros. Esse é o resultado dessa primeira parte.
O capricho faz toda a diferença na costura de uma camisa social.
E aí? Ficou com alguma dúvida? Ansiosa para as próximas partes?