Quando você é um construtor amador e pensa em um pequeno barco a motor para você e seus netos, o que poderia ser mais simples do que construí-lo você mesmo! É este estaleiro que Francisco nos apresenta hoje e que em breve lançará sua futura realização para um projeto de aluguel de lancha RJ na Marina da Glória.
Esta não é a primeira tentativa de Francis. Quando começou a construir esta pequena lancha, já tinha um caiaque, duas canoas, uma das quais era um veleiro, um pequeno veleiro / barco a remo Skerry baseado no desenho Arwen Marine e um Faucoaldi 5.0. Para este novo aposentado, a construção em madeira epóxi deixou de ser uma descoberta.
Foi sua última Valballa que o levou a construir esta pequena lancha. Seu bote costeiro está equipado com um motor elétrico Torqeedo montado no painel de popa. No entanto, quando o motor é levantado, a base fica na parte de trás do barco, exposta a choques. Uma desventura aconteceu com ela no Golfo de Morbihan neste verão, quando um veleiro que não manobrava veio abordá-la da popa.
Para evitar isso, nosso fabricante de maquiagens imaginou uma espécie de poço no qual o motor subisse, protegendo-o na posição superior. Para validar sua ideia, antes de modificar seu Faucoaldi 5.0, ele decidiu desenvolvê-lo em uma pequena lancha.
Francis pratica caiaque há muito tempo. Mas hoje um problema no ombro o impede de navegar neste meio. Por isso, pensou em seu futuro barco para acompanhar seus amigos: ele, confortavelmente sentado, eles remando! Mas este jovem avô de 5 netos também imagina confiar o leme a um deles.
“Não fiz um plano para este barco. Desenhei tudo diretamente nas folhas de compensado de 5 mm que havia deixado na parte de trás da garagem”, explica Francis,
“O fundo do meu barco veio do que é feito em um caiaque, depois tenho duas folhas de compensado para formar uma quina. Todo o barco é costurado e colado antes de ser laminado por fora com tecido de 180g ”.
A direção é fornecida com um sistema de polias e linhas do volante. O motor, um conjunto caseiro, será montado em um tubo de carbono e pivô, é claro. E como o todo deve ser bonito, o deck é revestido com ripas de teca e verniz.
Para propulsão, o fabricante forneceu um motor elétrico alimentado por 2 baterias de lítio de 30 A cada.
Com eles, terá autonomia de 4 a 5 horas. “Mas sem uma velocidade alta, quase nem a de um caiaque”, afirma.
Esta pequena canoa foi projetada para acomodar uma pessoa. Tem 2,40 m de comprimento. “Acabei de pesar. O casco completo pesa 20 kg.
Com o motor e as baterias, devo pesar menos de 100 libras.” Esta leveza permite imaginar um transporte na galeria de um automóvel ou mesmo numa grande carrinha.
Demorou 15 dias de trabalho para chegar a esta fase de construção. Hoje, só faltam algumas demãos de tinta e alguns retoques antes do lançamento.
Mas dadas as condições meteorológicas e a atual inundação do rio Meuse (o ponto de água mais próximo da casa de Francis), os primeiros testes terão que esperar um pouco.